Rio de Janeiro. Com enredo sobre a vida de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, a Unidos da Tijuca foi a vencedora do Grupo Especial das escolas de samba do Rio de Janeiro. O Salgueiro, que trouxe a literatura de cordel, e a Vila Isabel, que levou para a avenida a história e a cultura de Angola, ocuparam o segundo e o terceiro lugar, respectivamente.
O presidente da Tijuca, Fernando Horta, só comemorou quando a vitória já era irreversível. Em vários momentos, a Tijuca teve o Salgueiro e a Vila Isabel bem próximas da pontuação máxima. “A emoção é muito grande. É inexplicável. O carnaval foi muito duro. Todas as nossas coirmãs estão de parabéns. Este foi o desfile mais perfeito que a Tijuca fez nos últimos anos”, disse Horta.
A criatividade, marca registrada do carnavalesco Paulo Barros, foi decisiva para a liderança da escola. Outro integrante da Unidos da Tijuca que teve participação decisiva na vitória foi o mestre de bateria Luiz Calixto Monteiro, o Mestre Casagrande.
A Tijuca mostrou no sambódromo a vida do pernambucano Luiz Gonzaga, juntamente com características culturais que marcam a cultura nordestina, como os bonecos de barro do Mestre Vitalino e o famoso Mercado de Caruaru.
Além da história do Rei do Baião, a Tijuca levou para a avenida outros artistas considerados reis na sua especialidade: Elvis Presley, rei do rock, Michael Jackson, rei do pop e as rainhas do rádio. Dom Pedro I, imperador do Brasil e o leão, o rei da floresta, também foram personagens da história.
A escola havia vencido o campeonato pela última vez em 2010, com o enredo É Segredo. Na sequência, o placar ficou com Beija-Flor em quarto, Grande Rio em quinto, Portela em sexto, Mangueira em sétimo, União da Ilha em oitavo, Mocidade em nono, Imperatriz em décimo e São Clemente em décimo-primeiro. A Porto da Pedra, em décimo-segundo, e a Renascer de Jacarepaguá, em décimo-terceiro, foram rebaixadas para o Grupo de Acesso A em 2013.
Pontuação
A Unidos da Tijuca teve 299,9 pontos, dos 300 possíveis e perdeu 0,1 no quesito alegorias e adereços. As seis primeiras escolas voltam ao sambódromo sábado para o desfile das campeãs.
Paulo Barros, prometeu e levou várias surpresas para o público. A primeira foi a comissão de frente, que simulou os movimentos da sanfona com um “homem mola”. Outro destaque, o primeiro carro da Tijuca mostrou a chegada de reis e rainhas para a coroação de Luiz Gonzaga. A alegoria representava o setor de desembarque de um aeroporto. (Do Diário do Nordeste)
Foto: O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário